Destinação dos Resíduos e Coleta Seletiva

Texto da professora Sheila Noélia Costa Carneiro de Paula.

No mês de agosto/setembro o conteúdo da disciplina Ciências da Natureza é  Destinação dos Resíduos e Coleta Seletiva, assim desenvolvi tal assunto em três aulas onde os temas trabalhados foram: lixo, produção de resíduos, coleta e destino de resíduos, coleta seletiva, a regra dos 3Rs, tipos de resíduos e tempo de decomposição de alguns materiais na natureza.

Esse conhecimento foi difundido em sala de aula através de leitura, atividades, aula expositiva com imagens projetadas na lousa digital, debates, reflexões,...

Quando o assunto já havia sido explorado teoricamente achei por bem solicitar uma visita ao aterro sanitário do nosso município, para que desta forma os alunos pudessem vivenciar o destino do lixo produzido nas nossas casas.

A visita foi bem sucedida, pois as crianças passaram por todas as etapas da seleção dos resíduos, viram os destinos dado a cada material coletado e por fim entenderam a importância de fazer a coleta seletiva dos nossos resíduos domésticos para facilitar a vida dos associados daquela cooperativa,  de  onde estas famílias retiram o sustento de suas próprias famílias. Muitas criança viram pessoas de sua família trabalhando neste ambiente.

Retornando para a escola, trouxe a questão da visita para ser debatida entre todos e pedi que cada aluno se colocasse no lugar das pessoas que trabalham neste ambiente hostil e perguntei se lá era uma ambiente agradável de se passar o dia, assim fiz mais uma reflexão sobre a importância de cada um de nós selecionarmos o lixo em nossas casas para facilitar o trabalhos daquele cooperados.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alunos do 5° ano “D” da Escola Municipal Telêmaco Borba se Encantam com Aulas de Leitura Digital

Uma Jornada Educativa em Prol do Meio Ambiente