Origem do mundo e dos primeiros seres humanos


Autora: professora Fabiola Gomes Machado, 5ºA e D

O trabalho realizado nos 5° anos A e D, está dentro da disciplina de História. Para a realização deste, foi necessário uma ampla explanação sobre a origem do mundo e dos primeiros seres humanos.
Para tanto, foi imprescindível retornar ao princípio da vida em nosso planeta. Desde sua formação e seu processo evolutivo; as mudanças ambientais provocadas por elementos naturais; o nascimento dos primeiros seres vivos animais e vegetais, que auxiliaram até mesmo na formação da atmosfera de nosso planeta, na oxigenação da água; a evolução destes seres vivos; a adaptação, a sobrevivência e a extinção de algumas espécies; o advento dos dinossauros e algumas teorias que explicam o período dos maiores seres vivos que já existiram sobre a Terra, assim como, a dizimação destes enormes seres; o processo de fossilização animal e vegetal, e a atuação do paleontólogo nas descobertas científicas.

Após este processo, foi apresentado duas vertentes teoricas sobre o surgimento dos seres humanos: a criacionista e a evolucionista. Em seguida, discorreu-se sobre a evolução dos primeiros hominídeos, o processo nomadista, sua socialização, linguagem, os primeiros registros, vestígios fósseis, entre outros . Surge aqui o conceito de sociedade, de artes e algumas explicações sobre os primeiros habitantes da América.

Todo este aparato histórico apresentado, utilizou-se de uma linguagem simplista que fosse acessível às crianças, facilitando a apreensão de alguns conceitos históricos sobre a origem da vida e dos seres humanos no planeta Terra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alunos do 5° ano “D” da Escola Municipal Telêmaco Borba se Encantam com Aulas de Leitura Digital

Professora Rosane e Alunos se Engajam em Sustentabilidade Após Leitura de Reportagem sobre Preservação no Parque Estadual de Vila Velha

Uma Jornada Educativa em Prol do Meio Ambiente