Independência do Brasil
AUTORA
Professora Rita de Cássia Gomes Pedroso Kroll, quarto e quinto anos, jornada ampliada
Entre os dias 1º e 10 de setembro, foi desenvolvido um projeto interdisciplinar e cívico em comemoração ao Dia da Independência, com o objetivo de valorizar a história nacional, os símbolos pátrios e o sentimento de cidadania.
As atividades iniciaram com o estudo do Hino da Independência e do Hino Nacional, por meio de leitura, audição e análise das letras, destacando mensagens de liberdade e soberania. Utilizou-se o dicionário para ampliar o vocabulário e contextualizou-se historicamente os hinos.
No estudo da bandeira, os alunos aprenderam o significado das cores e símbolos, relacionando-os à natureza, riquezas minerais, céu estrelado e paz. Em grupos, confeccionaram bandeiras com diferentes materiais, que foram expostas na escola, estimulando criatividade e cooperação.
Também foi produzida uma espada simbólica para representar o ato de Dom Pedro I, junto ao ensaio do “Independência ou Morte!”, encenando o Grito da Independência de forma lúdica e histórica.
Outro momento marcante foi o trabalho com uma canção popular sobre o Brasil, promovendo reflexão cultural e integração da turma, além do ensaio para a apresentação final. Foi realizado ainda um quiz com perguntas sobre a Independência, seus personagens e símbolos, tornando o aprendizado dinâmico e divertido.
A culminância do projeto ocorreu com uma apresentação cívica para a comunidade escolar, reunindo hinos, música e bandeiras.
O projeto teve excelente participação dos alunos, que demonstraram entusiasmo, respeito e envolvimento em todas as etapas. O aprendizado sobre os símbolos nacionais, aliado às produções criativas e atividades lúdicas, favoreceu a compreensão histórica e cultural. A culminância reforçou valores de cidadania e patriotismo, atingindo plenamente os objetivos propostos.
Professora Rita de Cássia Gomes Pedroso Kroll, quarto e quinto anos, jornada ampliada
Entre os dias 1º e 10 de setembro, foi desenvolvido um projeto interdisciplinar e cívico em comemoração ao Dia da Independência, com o objetivo de valorizar a história nacional, os símbolos pátrios e o sentimento de cidadania.
As atividades iniciaram com o estudo do Hino da Independência e do Hino Nacional, por meio de leitura, audição e análise das letras, destacando mensagens de liberdade e soberania. Utilizou-se o dicionário para ampliar o vocabulário e contextualizou-se historicamente os hinos.
No estudo da bandeira, os alunos aprenderam o significado das cores e símbolos, relacionando-os à natureza, riquezas minerais, céu estrelado e paz. Em grupos, confeccionaram bandeiras com diferentes materiais, que foram expostas na escola, estimulando criatividade e cooperação.
Também foi produzida uma espada simbólica para representar o ato de Dom Pedro I, junto ao ensaio do “Independência ou Morte!”, encenando o Grito da Independência de forma lúdica e histórica.
Outro momento marcante foi o trabalho com uma canção popular sobre o Brasil, promovendo reflexão cultural e integração da turma, além do ensaio para a apresentação final. Foi realizado ainda um quiz com perguntas sobre a Independência, seus personagens e símbolos, tornando o aprendizado dinâmico e divertido.
A culminância do projeto ocorreu com uma apresentação cívica para a comunidade escolar, reunindo hinos, música e bandeiras.
O projeto teve excelente participação dos alunos, que demonstraram entusiasmo, respeito e envolvimento em todas as etapas. O aprendizado sobre os símbolos nacionais, aliado às produções criativas e atividades lúdicas, favoreceu a compreensão histórica e cultural. A culminância reforçou valores de cidadania e patriotismo, atingindo plenamente os objetivos propostos.





 
.jpeg) 
 
Comentários
Postar um comentário