Relato de Atividade – Oficina de Aviões de Papel: Criatividade, Medidas e Descobertas no Ar!
AUTORA
Professora Rita de Cássia Gomes Pedroso Kroll, 4º e 5º anos, jornada ampliada
Na data de 03 de outubro os alunos da jornada ampliada mergulharam em uma aula dinâmica e cheia de descobertas, na qual participaram de uma divertida oficina de aviões de papel, onde a criatividade, a curiosidade científica e o raciocínio lógico decolaram juntos!
A atividade começou com a construção dos aviões. Cada aluno pôde soltar a imaginação, escolhendo formatos diferentes de asas, bicos e tamanhos variados. Durante o processo, eles utilizaram réguas para medir o comprimento das asas, o tamanho do corpo do avião e até a altura da dobra do bico – explorando conceitos matemáticos de forma prática e significativa.
Movidos pela curiosidade, surgiram perguntas investigativas:
“Avião maior voa mais longe?”,
“O bico influencia no voo?”,
“As asas precisam ser grandes ou pequenas?”
Para responder a essas questões, eles testaram seus modelos em lançamentos no pátio da escola e observaram os resultados com atenção. A cada novo teste, novas conclusões eram construídas: perceberam, por exemplo, que aviões com pontas mais alongadas geralmente alcançavam distâncias maiores, e que o formato e o tamanho das asas influenciavam diretamente no tempo e estabilidade do voo.
Ao final da atividade, os alunos registraram suas descobertas e compartilharam suas hipóteses e conclusões em grupo, fortalecendo o espírito investigativo e colaborativo da turma. A aula foi uma verdadeira experiência de aprendizado leve e envolvente, onde a ciência, a matemática e a criatividade voaram juntas!
Professora Rita de Cássia Gomes Pedroso Kroll, 4º e 5º anos, jornada ampliada
Na data de 03 de outubro os alunos da jornada ampliada mergulharam em uma aula dinâmica e cheia de descobertas, na qual participaram de uma divertida oficina de aviões de papel, onde a criatividade, a curiosidade científica e o raciocínio lógico decolaram juntos!
A atividade começou com a construção dos aviões. Cada aluno pôde soltar a imaginação, escolhendo formatos diferentes de asas, bicos e tamanhos variados. Durante o processo, eles utilizaram réguas para medir o comprimento das asas, o tamanho do corpo do avião e até a altura da dobra do bico – explorando conceitos matemáticos de forma prática e significativa.
Movidos pela curiosidade, surgiram perguntas investigativas:
“Avião maior voa mais longe?”,
“O bico influencia no voo?”,
“As asas precisam ser grandes ou pequenas?”
Para responder a essas questões, eles testaram seus modelos em lançamentos no pátio da escola e observaram os resultados com atenção. A cada novo teste, novas conclusões eram construídas: perceberam, por exemplo, que aviões com pontas mais alongadas geralmente alcançavam distâncias maiores, e que o formato e o tamanho das asas influenciavam diretamente no tempo e estabilidade do voo.
Ao final da atividade, os alunos registraram suas descobertas e compartilharam suas hipóteses e conclusões em grupo, fortalecendo o espírito investigativo e colaborativo da turma. A aula foi uma verdadeira experiência de aprendizado leve e envolvente, onde a ciência, a matemática e a criatividade voaram juntas!
Comentários
Postar um comentário